A prótese dentária é a especialidade da Odontologia onde os dentistas, auxiliados de um laboratório protético, confeccionam e criam novamente os dentes para a sua correta reposição na boca dos pacientes. São trabalhos completamente individualizados, onde são observadas todas as características do rosto, sorriso, gengivas. A reposição dos dentes devolve a mastigação, fonética e a estética do sorriso. Sabemos o quanto também é importante para a autoestima das pessoas a recuperação dos dentes perdidos. Através dessa ciência, se torna possível reconstruir forma e restaurar a arquitetura da nossa arcada dentária com trabalhos livres de metal (metalfree), zircônias, lentes de contato, Emax, porcelanas, materiais poliméricos, metalocerâmicas, pontes fixas, coroas sobre implantes, próteses totais, próteses removíveis, etc. Atualmente, com o avanço da tecnologia, podemos contar com trabalhos cada vez mais precisos, feitos no computador, melhorando ainda mais o trabalho artesanal realizado pelo protético. Os dentistas da WKR, aqui na Zona Norte de Porto Alegre, trabalham com laboratórios parceiros de longa data, mantendo o mais elevado padrão de qualidade e estética dos trabalhos protéticos.
Podem se dividir em coroas unitárias ou pontes.
Antigamente eram chamadas de “Pivot” ou “Jaquetas”. As coroas são próteses feitas sobre um ou mais dentes remanescentes, onde ainda é possível a manutenção da raiz do dente, restaurando a parte mais externa que seria a coroa. Pode ser feita em cerâmica pura, metalocerâmica ou em metal. Necessitam de desgaste dos dentes para sua confecção, podendo ser essa reposição com preparo no dente que ainda restou ou sobre núcleos metálicos fundidos em laboratório, quando o paciente já possui tratamento de canal.

As pontes fixas são 2 ou mais dentes apoiados sobre os “dentes pilares” remanescentes. O dente que está faltando a ser reposto, se chama pôntico e será fixado internamente aos demais pela estrutura que será confeccionada de forma inteira, sem emendas.


São os dentes mais estéticos a serem considerados próteses. Devido a sua melhor passagem de luz, permitem que a translucidez ou transparência dos dentes fique mais evidente, além de não possuírem o metal que por muitas vezes confere um ar mais acinzentado na gengiva dos pacientes. São muito resistentes também, podendo ser indicadas tanto para as regiões anteriores (dentes da frente) como para os molares.


São lâminas de porcelana que são cimentadas nos dentes. São trabalhos muito estéticos e que são indicados para casos de dentes muito manchados, restaurados, dentes com defeitos de formação e desalinhados. Os laminados podem ter várias espessuras: a lente de contato, por exemplo, pode ter 0,2mm. Isso dá ao dentista a possibilidade de muitas vezes não necessitar desgastar os dentes dos pacientes, não perdendo nada da estrutura dental
Os artistas estão cada vez mais usando as lentes de contato, facetas ou laminados, pois elas, devido à sua naturalidade e manutenção da cor com o passar dos anos, permitem uma estética mais duradoura.


As dentaduras ou próteses totais, são próteses para pessoas desdentadas, suportadas pelo rebordo gengival deixado após a perda desses dentes. Essa estrutura gengival remanescente é o que dará retenção as dentaduras. São confeccionadas em acrílico. Atualmente, possuímos sistemas de acrílico que conseguem imitar a tonalidade das gengivas, permitindo uma cor menos artificial das mesmas. Os dentes de acrílico que trabalhamos são de excelente qualidade, apresentando tripla ou quádrupla prensagem, conferindo translucidez e naturalidade ao sorriso.
A PPR, que é a abreviação da prótese parcial removível, é o tipo de prótese feita para pacientes desdentados parciais através de uma estrutura que pode ser metálica ou flexível, sobre a qual se acrescentam os dentes de acrílico.
Ela possui uma vantagem em relação às dentaduras, pois apresenta a retenção mecânica dos dentes através de grampos, que ajudam a manter a prótese mais firme e estável na boca. Mesmo assim, ainda são suportadas pela gengiva dos pacientes. O tipo mais comum é a com estrutura feita em metal, onde os grampos que normalmente ficam aparentes na boca. Podem também apresentar encaixes de precisão escondidos na prótese, melhorando a estética do sorriso. Além disso, também existe as PPR com acrílico semi-flexível, feito de uma tonalidade mais próxima a das gengivas, auxiliando na melhora da estética.
